terça-feira, 22 de outubro de 2013

Olha o passarinho! 

Olhem o cachorrinho, o gatinho...



 Como uma fotografia pode estimular a adoção de animais abandonados?


“Há dois tipos de ideias: ideias inertes e ideias com poder gravitacional. (...) As ideias com poder gravitacional são aquelas que tem o poder de chamar outras. Elas nunca estão sozinhas. São sóis do sistema solar que é a nossa mente. Elas produzem big-bangs na cabeça dos quais nascem universos. É assim que acontecem a poesia, a literatura, a música: uma única ideia explode e eis a obra!”

Sabe Rubem Alves, ouso incluir nessas explosões de incríveis ideias criativas, aquelas que podem salvar vidas. Quaisquer vidas. Salvar a natureza, as crianças e os animais.

Para a ideia que a fotógrafa Yara Guimarães teve, podemos traçar alguns tipos de atrações essenciais. A máquina e seus modelos, os modelos e aqueles que se encantam com as imagens, os adotados e os tutores. 


A ideia criativa de Yara tem ajudado muitos animais a encontrarem um lar.

Porém, não estamos tratando de atração entre objetos. O que gravita nessa história são as possibilidades geradas pelo trabalho voluntário de Yara. Ela ajuda Centros de Controle de Zoonoses (CCZ) de municípios da Região Metropolitana da Grande Vitória, no Espírito Santo, publicando na comunidade do Facebook “Amizade é um Luxo”, fotos dos animais para adoção. Fotos que ela produz há alguns anos. Mas o diferencial dessas imagens tem comovido e conquistado os olhares dos mais sensíveis e atentos.

É certo que as histórias desses animais por si só já são comoventes. Mas o toque especial dado pela fotógrafa tem feito muita diferença.

Esse é o Benício. A responsável pela sua adoção é a protetora Karina.
Se liga nesse bigodinho preto...
Contato: karinabersanrocha@yahoo.com.br
Cliques e adoções

Yara não trabalha sozinha. Conta ainda com a ajuda da irmã e advogada Mara Guimarães, da arquiteta Ana Paula Bringuente, além da colaboradora Michele Menelli, responsável por 'alimentar' o site que está sendo construído. Recentemente mais uma pessoa integra o grupo que produz os animais: é a Maria Braga. Pessoas que fazem a diferença na vida desses animais.

Ela teve essa ideia quando morava em João Pessoa, na Paraíba. Uma vizinha encontrou um gatinho. Produção nele, foto tirada e colocada em um Pet Shop. O resultado? Ele foi adotado no tempo de um clique. Daí por diante, transformar animais abandonados em pets de luxo se tornou uma rotina em sua vida.

Cãopetente -  Há quanto tempo surgiu a ideia de produzir os animais para incentivar a adoção?

Yara Guimarães - A ideia surgiu faz uns 10 anos ou mais (rsrsr). O tempo passa... No Espírito Santo já faz um bom tempo, uns oito anos talvez. Mas a página ‘Amizade é um Luxo’ começou em maio de 2013. Antes eu fazia para amigos e publicava no Facebook, em anúncios etc.

Olha o Fred que charmoso! Sei não. E que Zeus não me escute. Mas acho que
quando ele escolheu o look para fotografar se inspirou no Fred, não é não?
Contato para adoção no Animais Carentes ES
(Face: https://www.facebook.com/animaiscarenteses?fref=ts)
 Cãopetente – Para quais instituições você fotografa?

Yara Guimarães - Participam os CCZ´s de Cariacica, Vitória, Serra e Vila Velha. Também fotografo animais de abrigos e de particulares. Então decidi  colocar todos os animais em um único lugar, e criei a comunidade “Amizade é um Luxo”.

Essa é a Katucha. Está a cara da primavera!
Contato: CCZ do município de Serra
Cãopetente – Tem noção da quantidade de animais que já fotografou até hoje?

Yara Guimarães -  Não tenho ideia. São muitos anos fotografando. Não conseguiria contar. Foi acontecendo sem que eu me preocupasse com números.

Tá certo que a cadela aqui é a Laica. Mas esse focinho
dá vontade de morder!
Contato: Animais Carentes ES
(https://www.facebook.com/animaiscarenteses?fref=ts)

 Cãopetente – Em outras entrevistas vi que centenas de animais já foram adotados a partir dessa iniciativa. Você sabe o número exato?

Yara Guimarães - Para saber o número de animais adotados eu teria que verificar todos os dias. Hoje por exemplo (10 de outubro), já não tenho o número exato. Ontem me comunicaram adoção do Francês, gatinho que fotografei esta semana no CCZ de Cariacica. Foi adotado e imediatamente me avisaram. Outras vezes as pessoas esquecem de me repassar as adoções. Para manter o número sempre atualizado eu dependo da informação dos CCZ´s, dos abrigos e dos particulares. Quando fico sabendo publico na página de “Amizade é um Luxo”, com um comentário na foto: “adotado”. Mas nem sempre isso acontece.

A Lila está muito 'patricinha'. Fina que só!
Esse luxo está para adoção no CCZ de Vila Velha

Cãopetente – Por que você decidiu usar sua profissão para beneficiar animais abandonados?

Yara Guimarães - Sempre fui apaixonada por animais, sempre usei o recurso da fotografia para adoções. Mas com a internet e as redes sociais pude intensificar essa ação.

Pôxa, se alguém pudesse adotar a família toda... Mas não precisa.
Quer a Maria Rosa ou um dos seus filhotinhos?
É só procurar pelo CCZ de Vila Velha

Cãopetente – E quanto à sua família?  Quantos fazem parte dela?

Yara Guimarães - Sou casada, tenho dois filhos e cinco cães. Cães sem raça definida. Quatro resgatados atropelados, vítimas da crueldade humana, abandonados; e outra adotada em uma feira de adoção em Brasília, a Keity, hoje com 10 anos.

A carinha do Perninha já é tão feliz. Mas pode ficar muito mais quando ele
tiver uma família e um lar cheio de amor.
Ele está esperando por você lá no CCZ de Cariacica.
Cãopetente -  Você não trabalha mais sozinha. Fale um pouco sobre seu grupo e a divisão de tarefas.

Yara Guimarães -  Mara Guimarães, faz os acessórios e às vezes me ajuda em sessões fotográficas. Ana Paula Bringuente me ajuda nas sessões de fotos. Eu, Mara e Ana, decidimos os rumos da Amizade é um Luxo, conversamos e trocamos ideias. Recentemente entrou a voluntária Michelle Menelli, que ficou responsável pelo preenchimento do site que ganhamos da empresa Iwit.

Esse reizinho é o Pitoco. E está no CCZ de Cariacica.
Fofo demais!!!
Cãopetente – Que tempo dedica para fotografar os animais?

Yara Guimarães - Não tenho uma rotina certinha de trabalho. Depende da necessidade e da urgência dos CCZ´s, dos abrigos e particulares que solicitam o trabalho. E também dependo do meu horário disponível. Tento conciliar o voluntariado com meu trabalho profissional.

Essa fofura está esperando por alguém que lhe dê
nome, sobrenome, lar e amor.
CCZ do município de Serra

Cãopetente - Outras oportunidades profissionais já surgiram para você por causa desse trabalho que desenvolve?

Yara Guimarães - Já apareceu sim, para fotografar animais. Mas eu não aceitei os trabalhos. Prefiro fazer apenas os animais que necessitam de divulgação para adoção, serviço que é gratuito.

Esse olhar apaixonante, pedindo para ganhar nome, família, ração bem gostosa,
brinquedinhos... E ela promete devolver com muito amor.
CCZ do município de Serra.
 Cãopetente – O que as pessoas que trabalham nos CCZ´s dizem sobre essa iniciativa?

Yara Guimarães -  As pessoas gostam do trabalho, são nossos parceiros, são participantes na sessão fotográfica. Viram aumentar o número de adoções e estão muito satisfeitos.

É ou não é uma 'ideia gravitacional'?

Uma ideia simples e genial ao mesmo tempo. Já que entre seres humanos o visual costuma encher os olhos das pessoas, por que não usar esse artifício para conquistar corações humanos e melhorar a vida de animais ou que foram abandonados, ou que já nasceram nas ruas?

Nessa entrevista conhecemos o lindo trabalho da Yara para ajudar as instituições e protetores a encontrarem um lar para os animais. As imagens falam por si só. Encantam. As histórias desses bichinhos geralmente são tristes. Mas o desfecho pode ser muito feliz. As fotos que publicamos na entrevista são apenas um tira-gosto. E todos estão para adoção. Se entrarem na comunidade do Facebook vão se apaixonar. E quem sabe até mesmo adotar um pet e aumentar a família?

Mas vocês devem estar sentindo falta da história de pelo menos um desses modelos fotográficos. Calma. Porque o Zeus irá entrevistar adotados que depois de um capricho no visual, encontraram famílias que se apaixonaram a primeira vista pelos quatro patas. Será no Pet a Pet. Irresistível. Aguardem!

Gente, e só um detalhe que não pode passar despercebido: deu para sacar com a foto do Zeus que abriu a matéria que pintou uma pontinha de inveja dele depois de ver todas essas fotos lindas, não é? Deu nisso aí. O cachorro desprovido de vaidade, que não gosta de roupas e acessórios, exigiu um ensaio fotográfico para poder ficar 'bem na foto' junto aos seus amigos. Agora, por favor, elogiem mas não o incentivem. Pois não foi nada fácil produzir essas fotos. rsrs. Outras fotos com esse look eu vou disponibilizar no dia a dia para vocês curtirem como eu curti e morri de rir ao fazê-las.

Meu 'Zeus do céu'!!! Pode isso? rsrs

Até mais ver!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Deixe seu comentário ou sugestão. Nossa proposta é contribuir com informações positivas e úteis sobre animais de estimação. Apenas não serão publicados comentários ofensivos e que não estejam de acordo com nossos objetivos. Faça uma parceria CÃOPETENTE conosco! Esse espaço também é seu.